Câmara de vereadores de Chopinzinho faz mais uma homenagem ao ex-prefeito Carlos Francisco Cenci

08 de setembro de 2015

Durante a 30ª sessão ordinária da câmara de vereadores de Chopinzinho realizada na última terça-feira, dia 08, os vereadores aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei nº 088/2015, de autoria do vereador Claudemir Malage, o qual denomina a unidade básica de saúde da comunidade de São Luiz que está em fase de conclusão com o nome do ex-prefeito Carlos Francisco Cenci, o qual viveu com sua família por muitos anos naquela comunidade.

Os vereadores Marcos Monteiro, Alceu Ferreira, Jacir Salmória, Valmor Telles Mendes, Aldecir Pan, Claudenir Gottardo, Amarildo Secco e Leônides Moser assinaram como coautores do projeto de lei. O autor da proposição Claudemir Malage, disse que se trata de uma homenagem justa a uma grande pessoa que deixou sua marca na história e desenvolvimento de Chopinzinho.

Ele lembrou que Carlos Francisco Cenci chegou em Chopinzinho na década de 60 fixando residência no Distrito de São Luiz, onde criou seu comércio de secos e molhados. Casou-se com Paulina Debona Cenci, a dona Paula, com a qual teve 10 filhos.

Entrou na vida política logo depois que chegou em Chopinzinho quando ainda morava em São Luiz, exercendo o cargo de vereador na 3ª e 4ª gestão, sendo logo em seguida escolhido como candidato único à prefeito em 1972.

De acordo com o vereador Malage, durante seu mandato como prefeito, Carlos Francisco Cenci deu atenção especial ao setor rodoviário, onde concluiu a obra asfáltica da Avenida XV de Novembro, executou 35 mil metros de pavimentação com pedras irregulares e no interior 150 Km foram cascalhados, além de 350 pontes reformadas ou construídas. Na saúde, o ex-prefeito foi responsável pelas primeiras campanhas de vacinação realizadas no município, além da distribuição de medicamentos, realização de cadastro e acompanhamento de portadores de hanseníase. O vereador lembrou também que Carlos Francisco Cenci foi responsável pela construção do primeiro posto de saúde de Chopinzinho, e dos mini postos de Saudade do Iguaçu e Sulina, que na época pertenciam à Chopinzinho, além de implantar o primeiro clube de mães.

No distrito de São Luiz, segundo o vereador proponente da homenagem, Carlos Francisco Cenci iniciou sua trajetória de sucesso em Chopinzinho, onde criou seus filhos e implantou seu primeiro comércio. “Além de um político respeitado pela honestidade e transparência, o ex-prefeito Carlos Francisco Cenci, também teve uma vida destacada por estar sempre pronto a ajudar o próximo”, disse Malage.

Diante do que o ex-prefeito representa na história de Chopinzinho, nada mais justo do que a Câmara de Vereadores fazer uma pequena homenagem a ele, dando seu nome à Unidade Básica de Saúde do Distrito de São Luiz.

Em junho do ano passado, ainda em vida, o ex-prefeito Carlos Francisco Cenci já havia sido homenageado pela Câmara de Vereadores em uma moção de aplausos apresentada pelos vereadores Valmor Telles Mendes e Claudemir Malage, a qual teve apoio dos demais membros do legislativo.