UBS do Bairro Frei Vito fará homenagem ao ex-prefeito Gentil Giacomini

16 de dezembro de 2015

O vereador Aldecir Pan, o Magrão, apresentou na última sessão, o projeto de lei 129/2015, que denomina a UBS-Unidade Básica de Saúde do Bairro Frei Vito, como “Unidade Básica de Saúde prefeito Gentil Giacomini”.

O projeto foi aprovado com o apoio de todos os vereadores. Aldecir Pan também apresentou um resumo contando um pouco da história de Giacomini.

Gentil Giacomini, nasceu em Salto Veloso-SC, no dia 21 de março de 1943. Com 19 anos elegeu-se o vereador mais votado do estado, onde exerceu dois mandatos em Salto Veloso.

Em 1970, mudou-se para Chopinzinho e foi morar no então distrito de Saudade do Iguaçu. Casou-se com Lenir Ana Dalmut, de cuja união nasceu quatro filhos. Elegeu-se vereador em Chopinzinho na legislatura de 1977 a 1982. Na gestão de 1983 a 1988, elegeu-se vice-prefeito, juntamente com o prefeito Albino Scolaro, onde também exerceu o cargo de chefe do setor rodoviário.

Em 1988 elegeu-se prefeito, tendo como vice-prefeito Enio Valdir Ceni, os quais assumiram o cargo no dia 1º de janeiro de 1989. A administração de Gentil Giacomini foi marcada por muitas obras, entre as quais se destacaram: Construção da sede do parque de leilão de gado para bovinos, ovinos, caprinos e gado leiteiro, o que incentivou a genética e hoje Chopinzinho se destaca na região como maior criador de gado. Pavimentação asfáltica nos bairros San Genaro, Cristo Rei, São Sebastião e na Avenida Getúlio Vargas até o Bairro Nossa Senhora Aparecida. Abertura do loteamento Frei Vito. Construção de pontes no perímetro urbano, sendo sobre o rio Pedrosa na rua 14 de dezembro com o asfaltamento da rua e a construção da Praça do Ginásio de esportes. Construção do trevo e iluminação com super postes e construção de muro no rio pedrosa. Construção da ponte na Rua Castelo Branco e asfaltamento da rua, além de várias outras obras que deixaram sua marca no município.

Gentil Giacomini faleceu no dia 14 de abril de 2009.