Chopinzinho terá festa do frango com polenta e codorna no calendário anual de festividades

28 de março de 2016

Foi aprovado na semana passada em primeira votação pela câmara de vereadores de Chopinzinho, o projeto de lei 014/2016, o qual institui no calendário de festividades do município a “Festa do frango com polenta e codorna”, a qual será realizada anualmente no mês de dezembro.

O projeto é de autoria da ASMAC, Associação Municipal de Avicultores de Chopinzinho em parceria com o Rotary Clube Chopinzinho Iguaçu e Paróquia São Francisco de Assis, o qual foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Na ocasião o presidente da entidade, Juarez Pompeu, esteve presente na câmara para falar sobre o projeto e destacou a importância que o setor avícola representa para o município de Chopinzinho. “A ASMAC foi fundada em 18 de setembro de 2009, sendo que hoje possuímos 76 aviários integrados e 23 aviários cooperados, totalizando 99 aviários somente no município de Chopinzinho. A produção avícola em Chopinzinho hoje gira em torno de 1 milhão e 630 mil aves por mês, o que representa cerca de 135 mil aves por dia, o que coloca o município como um dos principais produtores da região”, lembrou Juarez.

Pompeu destacou ainda que dados referentes ao ano de 2014 indicam que o setor faturou mais de 74 milhões de reais somente em Chopinzinho. “No mês que vem será divulgado o PIB referente ao ano de 2015, onde acreditamos que o faturamento deverá ter um acréscimo de 10 a 15%”, destacou o presidente.

Também para um curto espaço de tempo está previsto um incremento considerável no número de aviários no município. “Temos seis novos aviários que já estão liberados pelo IAP e aprovados pelos bancos, oito aviários que estão em fase de estudos, além de outros 25 pedidos para integradores que estão sendo analisados”, ponderou Pompeu.

Diante de tamanha importância que o setor representa no PIB do município, é que a ASMAC sugeriu esta justa homenagem com a criação da “Festa do frango com polenta e codorna”.

Deputado Traiano apresenta projeto na Assembleia Legislativa

Na sessão do último dia 14, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), apresentou o Projeto de Lei 86/2016, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a Festa do Frango com Polenta e Codorna, realizada anualmente no mês de dezembro, em Chopinzinho.

Na justificativa, o nobre parlamentar apresenta dados da avicultura chopinzinhense, que abate mais 1,6 milhão aves/mês. Segundo ele, a inserção da Festa do Frango com Polenta e Codorna no Calendário Oficial, “coroa o sucesso da avicultura, estimula a produção e divulga o município regionalmente”.

Afirmou também que cabe ao Estado apoiar e incentivar as manifestações culturais em ação conjunta com municípios e sociedade. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.