Vereador pede que professores de Chopinzinho sejam vacinados contra a gripe H1N1

01 de junho de 2016

Na sessão de terça feira, dia 31, o vereador Jacir Salmória, apresentou indicação pedindo que as secretarias de Educação e Saúde de Chopinzinho, estudem a possibilidade da realização de uma ação conjunta para viabilizar a vacinação contra a gripe H1N1 dos professores e demais profissionais da área de educação, os quais mantém contato diário e direto com uma grande camada da população e estão sujeitos a contrair o vírus com maior facilidade. “É uma indicação que considero importante porque temos no ministério da saúde, os grupos considerados de risco, os quais recebem a vacinação gratuitamente e neste grupo não estão contemplados os professores. Se fizermos uma conta simples, onde um professor que atende quatro turmas de alunos por dia, mantém contato direto com pelo menos 120 pessoas num ambiente fechado. Diante desse risco, fiz a indicação para que o secretário de saúde estude a possibilidade de contemplar essa categoria com a vacina”, disse o vereador.

Não havendo a possibilidade de viabilizar a vacinação para os professores de Chopinzinho, Salmória sugeriu que se encaminhe documento ao Ministério da Saúde para que nos anos seguintes a categoria seja incluída nos grupos prioritários. “Temos hoje um ministro da saúde que é paranaense, então sugiro que se envie o pedido diretamente a ele para que nas campanhas dos anos seguintes, essa categoria seja incluída no grupo de risco para que o benefício seja estendido para professores de todo o país. Acho que é um pedido justo”, lembrou Salmória.

Em outra indicação, os vereadores Jacir Salmória e Claudemir Malage, após levantamento e parecer técnico, estão pedindo que o executivo municipal gestione junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens) escritório de Pato Branco, que seja melhor sinalizada duas curvas na rodovia PR 281, próximo da comunidade de Santa Inês, sentido Chopinzinho-Guarapuava. “São dois locais que acontecem muitos acidentes, inclusive pessoas já perderam a vida. Diante disso, estamos pedindo a colocação de placas com contagem regressiva em pontos que antecedem as curvas nos dois sentidos, como por exemplo: 3...2...1, com o objetivo de prevenir novos acidentes e dar maior segurança aos motoristas”, destacou Jacir Salmória.

Os pedidos foram encaminhados aos órgãos competentes para que as providências cabíveis sejam tomadas.