Pouca durabilidade de obras de asfalto é debatido pelos vereadores durante sessão

30 de novembro de 2016

Na última terça feira, os vereadores Leônides Moser e Claudemir Malage apresentaram indicação solicitando ao chefe do poder executivo que proceda o recapeamento asfáltico na rua 18 de julho, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Durante a discussão da indicação, um dos autores, vereador Leônides Moser falou da importância do pedido, e questionou o pouco tempo de durabilidade das obras asfálticas feitas em vários pontos da cidade. “Estive no final de semana juntamente com o vereador Claudemir Malage na Rua 18 de Julho no Bairro Nossa Senhora Aparecida, onde percebi que o asfalto está totalmente deteriorado. É uma rua muito inclinada o que aliado à falta de conservação, causa muitas dificuldades para os motoristas subirem pelo local. Outro local que estive visitando, foi na Rua Olival Pinto Chichorro, onde o asfalto foi recuperado a cerca de dois anos e já está totalmente danificado. Não podemos admitir que uma obra de recuperação asfáltica tenha uma durabilidade tão pequena. Isso é um desrespeito com o dinheiro que o contribuinte paga de impostos e de maneira geral o dinheiro público”, destacou Moser.

Aproveitando a discussão da indicação, o vereador Jacir Salmória fez uso da palavra para destacar que em várias ocasiões já questionou a qualidade do asfalto que é feito nas ruas da cidade, principalmente nos novos loteamentos. “Eu venho há muito tempo falando da qualidade das obras de asfalto que estão sendo executadas em nosso município. Fiz referência em várias vezes aos novos loteamentos, onde o loteador entrega o empreendimento com asfalto nas ruas que em muito pouco tempo está totalmente deteriorado. Eu acho que se faz necessário uma fiscalização mais rigorosa nesse tipo de obra, até porque a partir do momento em que o loteamento foi concluído, a responsabilidade da manutenção das ruas compete ao município, o que passa a gerar um custo muito alto para os cofres públicos por um serviço de má qualidade”, disse Salmória.

O vereador Aldecir Pan, o Magrão, lembrou que atendendo a necessidade da população, diversas ruas foram asfaltadas recentemente. “Sabemos que tem muito por se fazer quando se fala em asfalto. Porém, não podemos esquecer que nós, vereadores sempre estivemos preocupados com essa situação e a prova disso foram os projetos encaminhados pelo executivo em que aprovamos obras de asfalto em diversos bairros da cidade como Bairro São Cristóvão, Cohapar IX, Frei Vito e outros”, destacou Magrão.

Também na fase de discussão da indicação, o vereador Claudemir Gottardo destacou seu apoio ao pedido e lembrou que a câmara de vereadores tem a obrigação de fazer uma fiscalização rigorosa na qualidade das obras executadas. “Concordo plenamente com as palavras do vereador Moser, onde ele disse que é inadmissível que uma obra de asfalto tenha durabilidade inferior a dois anos. Nosso mandato está terminando, porém, gostaria de deixar um pedido para os vereadores da próxima legislatura que façam uma fiscalização rigorosa, principalmente nesse tipo de obra”, disse Gottardo.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Édina Accorsi lembrou que nesta reta final do mandato, o prefeito Rogério Masetto está fazendo um investimento considerável na recuperação de várias ruas com asfalto e calçadas nos bairros. “Com relação às ruas de nossa cidade, sabemos que tem muitas que ainda precisam de melhorias, mas temos inúmeras que a administração municipal está executando asfaltamento juntamente com obras de calçadas melhorando as condições em diversos bairros. Com relação à conservação da Rua 14 de Dezembro, lembro que nós estivemos no mês de junho em uma audiência com o Marcos Talamini, engenheiro chefe do DER em Pato Branco, pois sabemos que a conservação desta rua não é de responsabilidade do município e sim do estado, onde na época, ele se comprometeu que dentro de no máximo dois meses estaria resolvendo o problema. Infelizmente já se passaram cinco meses e o trabalho ainda não foi feito. Vimos recentemente à manifestação de comerciantes lembrando que faz um ano que está sendo reivindicada a solução dos problemas nesta rua. Neste período, também encaminhamos diversos pedidos através da câmara ao DER, mas infelizmente até agora não fomos atendidos”, destacou a vereadora.

A indicação foi encaminhada ao chefe do poder executivo para as medidas cabíveis.