Vereadores visitam agricultores da região de Santa Inês

14 de fevereiro de 2017

Na semana passada os vereadores Leônides Moser, Claudemir Malage e Nereu Hengen, visitaram diversos agricultores da região de Santa Inês. “Visitas como esta, devem ser feitas frequentemente pelos vereadores durante toda a legislatura. Queremos aproximar o legislativo da população, e com esse objetivo pretendemos pelo menos uma vez por semana visitar diversas propriedades e ouvir as reivindicações dos agricultores e da comunidade em geral, para assim, dentro do possível tentar buscar uma solução para os problemas”, disse Leônides Moser.

A primeira visita foi na propriedade do avicultor Ilceu Peretti, o qual possui quatro aviários de 150 metros cada um. Peretti que também é presidente da ASMAC-Associação Municipal de Avicultores, agradeceu a visita surpresa feita pelos vereadores, e durante a conversa aproveitou para explanar a importância que o setor tem para a geração de renda no município, onde Chopinzinho tornou-se um polo no setor da avicultura de corte. “Nós temos dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, que mostram que a avicultura ocupa o primeiro lugar no PIB-Produto Interno Bruto no município com um valor comercializado em 2015 de 102.859.875,03. Outro dado que mostra a importância da avicultura do município, é que hoje Chopinzinho ocupa o 2º lugar em produção de frangos no sudoeste, ficando atrás apenas de Dois Vizinhos, e superando municípios que possuem abatedouros de aves como é o caso de São João, Itapejara do Oeste, Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Pato Branco”, disse Peretti. Ele agradeceu a visita dos vereadores e disse que está a disposição, assim como a entidade que ele representa para o que for preciso.

Outra propriedade visitada pelos vereadores, foi do agricultor Alécio Pasini, o qual tem como carro chefe na propriedade, a produção de sementes como milho e soja. Durante a conversa com os vereadores, Alécio agradeceu a presença deles em sua propriedade, e frisou que o agricultor para se manter na propriedade hoje em dia, necessita buscar alternativas de fonte de renda. No caso dele, recentemente adquiriu uma colheitadeira nova com plataforma, num investimento de aproximadamente 460 mil reais, o que além de ser usada na colheita de sua lavoura, vai gerar uma renda extra para a família prestando serviços para outros agricultores da região. Quando da chegada dos vereadores na propriedade, seu Alécio estava fazendo uma vistoria em uma terraplanagem que ele fez para a construção de um barracão, o qual disse que teve que pagar quatro mil reais para uma empresa particular fazer o serviço. Ele aproveitou a ocasião e pediu que os vereadores deem uma atenção especial e urgente na criação de uma lei para que o município possa executar serviços dentro das propriedades, como cascalhamento e terraplanagens, pois este é um dos grandes dilemas dos agricultores de todo o município, que pagam seus impostos e quando precisam de algum tipo de serviço também precisam pagar. Os vereadores se comprometeram em levar o assunto para ser discutido o mais rápido possível na câmara e buscar de forma urgente a criação de uma lei que permita a execução desses serviços.

Os vereadores também estiveram na propriedade de Hélio Meca, o qual trabalha com agricultura, e está acreditando num novo investimento, o qual está implantando uma pequena indústria em sua propriedade que possibilita fazer a secagem e limpeza de cereais como feijão, soja, milho entre outras variedades. “Com esse investimento queremos oferecer para os pequenos agricultores, a oportunidade de obter um lucro mais justo com a sua produção. onde o pequeno agricultor depois desse processo, terá a opção de estocar o produto em sua propriedade para comercializar no momento em que achar conveniente, ou seja, quando o preço estiver atraente. Nos próximos dias também vamos iniciar um processo de empacotamento de todo tipo de cereais, onde para isso, compramos uma máquina que custou mais de 100 mil reais. Com isso, pretendemos tirar todo tipo de atravessador, pois faremos o processo desde a secagem, limpeza e empacotamento até a comercialização do produto. Não podemos admitir que o feijão, por exemplo, saia de nossas propriedades por 1,50 o quilo e volte para a mesa do consumidor a um preço que chega a 6,00. Temos condições de melhorar o lucro do agricultor e ao mesmo tempo oferecer produtos com qualidade e preço mais acessível para o consumidor”, disse Meca. Ele lembrou que o investimento feito em toda a infraestrutura se fosse nos dias de hoje ultrapassaria a casa dos 800 mil reais.

Finalizando a visita, os vereadores também foram verificar o andamento das obras do calçamento que está sendo executado ligando às comunidades de Santa Inês à Linha Cristo Rei. A obra está sendo executada pela empresa JH prestadora de serviços, a qual conta com mais de 20 funcionários trabalhando na execução do calçamento. Ao todo, segundo os responsáveis pela empresa, o calçamento possui 04 Km de extensão, faltando cerca de 1,5 Km para o término da obra, o que deverá estar concluído dentro de no máximo um mês.