Com o fechamento da metade das Casas Familiares Rurais do estado, unidade de Chopinzinho passa a receber alunos de quatro municípios

27 de março de 2017

Na quinta feira da semana passada, dia 23 o vereador Leônides Moser, presidente do legislativo municipal, esteve em visita à Casa Familiar Rural de Chopinzinho, localizada na comunidade da Campina. O objetivo da visita, segundo o vereador, foi para tomar conhecimento da situação atual da escola do campo, tendo em vista as mudanças anunciadas recentemente pelo governo para essa modalidade de ensino.

No início deste ano o governo do estado adotou um sistema de reavaliação das casas familiares rurais existentes em todo o estado, sendo que das 42 unidades, 21 foram fechadas por falta de demanda. Foram mantidas em funcionamento, as escolas que possuíam cursos técnicos, como é o caso da unidade de Chopinzinho, que com a medida foi regionalizada, passando a receber alunos dos municípios de São João, Saudade do Iguaçu e Sulina. Neste ano de 2017, a Casa Familiar Rural de Chopinzinho, conta com 64 alunos, dos quais 35 frequentam o primeiro ano, 14 são do segundo ano e outros 15 são do terceiro ano.

O vereador Moser colocou a câmara de vereadores a disposição da escola, e se comprometeu em viabilizar equipamentos e mobília para melhorar a condição do ensino ofertado pela Casa Familiar Rural aos filhos dos agricultores.

HISTÓRICO

A Casa Familiar Rural de Chopinzinho foi fundada em 1993, com a criação de uma comissão provisória para administrar, sendo que em 1995, foi implantada oficialmente, onde num primeiro momento os 17 alunos frequentaram durante quatro meses as aulas na escola de Coronel Vivida. Depois disso em conversa com a comunidade da Campina em 1995, foi utilizado a escola multiseriada e o pavilhão da comunidade para trabalhar com os alunos. Durante três anos foi usada essa estrutura, até que houve a construção da sede própria da CFR, onde funciona até os dias de hoje.

De 1995 até 2008, os alunos recebiam apenas qualificação em agricultura. De 2008 até 2011, foi implantado o curso de ensino médio Técnico em Gestão Ambiental. De 2011 até os dias de hoje, a Casa Familiar Rural trabalha com o ensino médio Técnico em Agropecuária.

A metodologia utilizada pela Casa Familiar Rural de Chopinzinho e todas as outras, é o da Pedagogia da Alternância, onde os alunos permanecem uma semana em tempo integral na escola, e outra em casa, aplicando na propriedade os ensinamentos.

A Escola é mantida e gerida por uma comissão formada por pais e alunos que já se formaram. Na parte do conteúdo aplicado, o estado fornece os professores em número de cinco para Chopinzinho e a ARCAFAR/SUL-Associação das Casas Familiares Rurais em convênio com o estado efetua o pagamento dos técnicos e auxiliares. O Colégio JAM é a escola base da Casa Familiar Rural, que fornece o apoio pedagógico e é responsável por toda a documentação necessária.

A Casa Familiar Rural de Chopinzinho também mantém parcerias fundamentais com a administração municipal, a qual faz toda a manutenção da estrutura da escola e desenvolve atividades através das secretarias de Educação, Saúde e Departamento de Esportes; Câmara Municipal de Vereadores; Polícia Militar; Sindicato Rural Patronal através de cursos e empresas ligadas ao agronegócio através de estágios para os alunos.