Cabo Claricéia usa tribuna da câmara para falar sobre o Proerd e Patrulha Escolar

08 de abril de 2017

Durante a sessão da última terça feira, dia 04, a Cabo da Polícia Militar de Chopinzinho, Claricéia Mafioletti Cevero, Instrutora do Proerd- Programa Educacional de Resistência às Drogas, atendendo convite do vereador Jacir Salmória esteve na câmara municipal, onde fez uso da Tribuna para falar sobre o programa Proerd e também sobre o Batalhão de Patrulha Escolar.

A policial começou explanando sobre a Patrulha Escolar Comunitário, destacando que é a segurança do perímetro escolar e de seus alunos. No início o apelo de segurança era no sentido de evitar ocorrências nas entradas e saídas dos colégios, especialmente relacionados a problemas de atropelamentos que envolvessem os alunos. Dentro da escola bastava um diretor e professores para que houvesse ordem na instituição.

A partir dos anos 90, a violência urbana cresceu e ultrapassou os muros das escolas, exigindo da instituição policial uma postura diferenciada em relação à complexidade dos problemas e a adoção de atitudes variáveis de caráter especializado. No final dos nos 90 e início do ano 2000, surgiram várias solicitações à Polícia Militar para que se desenvolvessem programas de ajuda às escolas.

Na época o Capitão Anselmo José de Oliveira, juntamente com a advogada Maria Margarete Lemes, desenvolveram diversos programas, sendo que no ano de 2007, através de lei estadual, foi criado o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária-BPEC.

Esse Batalhão é uma unidade especializada com caráter exclusivamente preventivo, com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parcerias com a comunidade escolar. No dia 19 de março de 2008, foi implantado oficialmente no Paraná, o BPEC, o qual atualmente desenvolve dois programas que é o Patrulha Escolar Comunitária e o Proerd-Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.

O Proerd, segundo a Cabo Claricéia, é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem como objetivo, evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. O programa começou numa parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles nos EUA e o Distrito Escolar daquela cidade. Essa iniciativa foi guiada por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção. O programa na sua implantação, obteve sucesso em todos os estados norte americanos, como também em mais de 60 países conveniados.  O Proerd, disse a instrutora, é aplicado nas escolas para alunos de 09 a 12 anos com uma aula ministrada por semana ao longo de um semestre letivo, o qual ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros para o uso de drogas. O Programa é um programa eminentemente preventivo e tem como principal objetivo, educar as crianças em seu meio natural. Na escola, o programa trabalha com as crianças do quinto ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivações para manter-se longe desse mal.

Em Chopinzinho, de acordo com a Policial, neste ano de 2017, o Proerd completa 11 anos que está sendo aplicado, onde nesse período alcançou um total de aproximadamente três mil alunos das escolas da rede municipal.

A Cabo Claricéia lembrou ainda que os instrutores Proerd, são Policiais Militares fardados, os quais utilizam a apostila Proerd e contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa nas demais salas de aulas, fazendo com que o conteúdo chegue às famílias.

O programa também busca oferecer aos estudantes, uma chance em ver nos adultos e amigos, quais pessoas de sua convivência podem ser confiáveis. Também permite que as crianças desenvolvam uma visão positiva em relação às autoridades e respeito às leis.

A Cabo Claricéia ainda respondeu diversos questionamentos feitos pelos vereadores, esclarecendo dúvidas sobre o programa. Ao final de sua fala, ela agradeceu ao vereador Jacir Salmória e a todos da Câmara, pela oportunidade de falar um pouco sobre a importância do Proerd e disse que está a disposição para qualquer esclarecimento.