Leônides Moser sugere que custos da Unicentro em Chopinzinho seja rateado entre municípios

15 de abril de 2017

Durante a sessão da última terça feira, dia 11, o vereador Leônides Moser apresentou requerimento solicitando que o executivo municipal envie informações referentes à Unicentro para a câmara de vereadores como número de acadêmicos que frequentem o campus avançado de Chopinzinho, e destes quantos são efetivamente do município, bem como outras despesas como locomoção e alimentação dos professores que vem diariamente de Guarapuava; custos com a manutenção do prédio (luz, água, telefone, material de expediente, de limpeza e funcionários) e outros.

De acordo com o vereador Moser, com essas informações em mãos, o correto seria buscar um acor4do e fazer um rateio das despesas com os demais municípios. “Entendemos que o nosso município não pode custear todas as despesas sozinho, se considerarmos que a maioria dos acadêmicos são de outros municípios. Fiz um levantamento junto à direção da Unicentro, onde fui informado que o Campus Avançado de Chopinzinho conta hoje com alunos de 09 municípios da região, com um custo total de manutenção que chega a 65 mil reais por mês, o que é custeado exclusivamente por Chopinzinho. Diante disso, para ser mais justo, estamos sugerindo que esse custo seja rateado entre esses nove municípios, de acordo com o número de alunos de cada um”, disse Moser.

Segundo levantamento feito pelo vereador Moser, o número de alunos por município está da seguinte forma: Chopinzinho 89 alunos; Coronel Vivida 64 alunos; Mangueirinha 60 alunos; São João 25 alunos; Saudade do Iguaçu 09 alunos; Rio Bonito do Iguaçu 08 alunos; Candói 04 alunos; Sulina 03 alunos e Santa Izabel do Oeste 01 aluno.

O vereador Osmar Checchi parabenizou o vereador Moser pelo requerimento, e sugeriu que seja feita uma indicação assinada por todos os vereadores para que se estude a possibilidade de se fazer um consórcio em educação entre esses municípios que enviam alunos para Chopinzinho, nos moldes do consórcio intermunicipal de saúde e do setor rodoviário onde o custo é dividido entre os municípios participantes. A sugestão foi acatada e será encaminhado juntamente com o pedido do vereador Moser às autoridades competentes para as providências cabíveis.