Em sessão solene vereadores oficializam o nome da comunidade de Campinas

07 de junho de 2017

Na última sexta feira, dia 02, a câmara de vereadores de Chopinzinho realizou na comunidade da Campinas, uma sessão solene para votação do projeto de lei 033/2017 de autoria do vereador Osmar Checchi com o apoio dos demais, o qual oficializa o topônimo “Campinas” para o nome da comunidade.

A solenidade fez parte da comemoração dos 90 anos da chegada do primeiro sino da capela Sagrado Coração de Jesus da comunidade, no qual foi encontrado recentemente a escrita em alto relevo datado do dia 24 de junho de 1927 ao lado do nome “Campinas”. Diante disso, o vereador Osmar Checchi apresentou projeto de lei para oficializar o nome.

Ao defender o projeto, Osmar Checchi destacou a importância de se preservar a história de nosso município. “São 90 anos de história que precisa ser preservado. Com o passar dos anos, para facilitar a pronúncia do nome, ao se referir à comunidade às pessoas foram se acostumando a falar Campina, porém, com a descoberta da escrita no sino da capela, achei importante resgatar e oficializar o nome original de Campinas. Outra sugestão importante que apresentei, é para o tombamento do sino como patrimônio histórico cultural do município. Hoje apenas a Igreja da comunidade de Barra Grande é declarada oficialmente patrimônio histórico. Estarei conversando com a comunidade e se houver a concordância, irei apresentar um projeto de lei na câmara para o tombamento histórico cultural do sino”, disse Checchi.

O vereador também destacou a importância da aproximação do legislativo com a comunidade. “A estrutura administrativa de nosso país é composta por três poderes, ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário. No caso do legislativo, da qual nós vereadores fazemos parte, a situação é diferenciada, pois é a instituição que mantém esse contato direto com a população, como é o caso desta sessão solene realizada no dia de hoje na comunidade da Campinas. Podemos assim, ouvir as reclamações e buscar soluções para os problemas. Esta foi apenas à segunda sessão solene realizada fora do recinto da câmara em toda a história do município, e os vereadores da atual legislatura estão empenhados em realizar um trabalho diferente, aproximando o legislativo da comunidade” destacou Osmar Checchi.

O presidente da câmara, vereador Leônides Moser, falou da importância de levar o trabalho dos vereadores mais perto da população, e parabenizou a comunidade da Campinas, ressaltando a importância que essa região tem na história do município. Ao falar da comunidade, Moser lembrou de alguns pioneiros que desbravaram a região onde hoje está localizada Campinas. “Um dos primeiros moradores da comunidade foi Silvino Vicente Duarte, o qual se estabeleceu na região em 1921, vindo com a família do Rio Grande do Sul. Foi um dos responsáveis pela construção da primeira Igreja da Campinas, juntamente com Guilherme Suckov e Procópio Kurpel. Não podemos deixar de lembrar também que o sino da Igreja que hoje está sendo lembrado nesta solenidade pelos 90 anos de sua chegada, foi comprado por Silvino Vicente Duarte com recursos próprios, onde Francisco Kurpel foi até a cidade de Palmas para busca-lo. São pessoas que deixaram sua marca na história da comunidade e do município, por isso, merecem sempre serem lembrados”, destacou Moser.

Ao falar em nome da comunidade, o presidente Inelso Peretti, disse que é uma honra para a comunidade ser escolhida para a realização dessa sessão solene. “Foi uma grande alegria e privilégio para nós da comunidade receber uma sessão solene da câmara de vereadores para votação desse projeto e tirar uma grande dúvida da população quanto ao nome correto da comunidade. Queremos agradecer ao legislativo e ao executivo, e nós, como sendo a comunidade mais antiga do município queremos parabeniza-los pela iniciativa e dizer que estamos à disposição para colaborar no que for preciso para que a história do município seja preservada”, disse Peretti.

Após a aprovação do projeto de lei pelos vereadores, o mesmo foi sancionado na mesma ocasião pelo prefeito municipal Álvaro Scolaro que também se fez presente na sessão solene. “Quero aqui parabenizar a comunidade da Campinas pela iniciativa e aos vereadores que com muita sensibilidade atenderam ao pedido da comunidade e realizaram esta sessão solene para votação do projeto de lei, oficializando o nome de Campinas. Nestes 90 anos é motivo de muita comemoração, pois sabemos de todos os esforços dos pioneiros e das pessoas que fundaram essa comunidade e trouxeram suas famílias, o que contribuiu de forma grandiosa para o desenvolvimento de todo o nosso município. É uma singela homenagem para uma comunidade que faz parte da história de Chopinzinho”, finalizou o prefeito.

Na mesma ocasião, a comunidade da Campinas prestou homenagem ao Frei João, o qual durante mais de 50 anos participou ativamente das atividades religiosas da comunidade. Foi feito a leitura de uma mensagem e posteriormente o Frei recebeu das mãos de uma criança a lembrança da comunidade em forma de agradecimento pela sua dedicação.