Jacir Salmória pede regularização para que produtos de origem animal de Chopinzinho sejam comercializados em outros municípios

11 de junho de 2017

O vereador Jacir Salmória apresentou indicação na câmara de vereadores, solicitando ao Chefe do Poder Executivo para que, em conjunto com a Secretaria de Agricultura, promova ações visando o credenciamento do município junto ao SISBI – Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e Sistema de Inspeção de Produtos de origem animal, para que produtos como carne, mel, ovos, leite e seus derivados possam ser produzidos de forma adequada e vendidos com inspeção para outros municípios, com segurança e qualidade. “Há muito tempo se discute essa questão da comercialização de produtos de origem animal no município de Chopinzinho. Hoje nós temos no município o SIM- Sistema Municipal de Inspeção, mas eu vejo como uma questão contraditória, onde as pessoas que possuem esse selo podem vender seus produtos no município, mas não podem comercializar em outras cidades. Com o SISBI, os produtores terão a condição legal de comercializar seus produtos em todo o estado e no Brasil. Eu não acredito que um produto que a fiscalização diz que tem qualidade para ser vendido no município, possa fazer mal para pessoas de outras cidades. Por isso, vejo como uma necessidade urgente que se faça o credenciamento do município para que esses produtores tenham essa possibilidade de comercializar seus produtos em outros municípios, e assim, agregar renda para sua propriedade”, disse Salmória.

O pedido foi encaminhado ao chefe do poder executivo para que através da secretaria de agricultura sejam tomadas as medidas cabíveis.