Representante do TRE-Paraná esteve em Chopinzinho tratando do recadastramento biométrico

22 de junho de 2017

Na tarde desta quarta feira, 21, o juiz auxiliar do TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná para o setor de biometria, Dr. Marcelo Quentin, esteve em Chopinzinho, onde participou de uma reunião com lideranças locais para discutir o processo de recadastramento biométrico que já está sendo feito na comarca de Chopinzinho. Dr Marcelo Quentin, representou o presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, que em função de outros compromissos não pôde se fazer presente. Representando a Câmara de Vereadores participaram da reunião o presidente Leônides Moser, vereador Jacir Salmória e o assessor jurídico Dr Ricardo Ramires.

A pauta discutida na visita foi especificamente a questão do recadastramento biométrico, o qual já está sendo feito em Chopinzinho desde dezembro passado, mas que terá uma intensificação do trabalho no período de 21 de agosto a 13 de outubro.

Ao falar sobre o assunto, o juiz Dr. Marcelo Quentin destacou a importância que todos os eleitores façam o recadastramento dentro do prazo previsto. “O recadastramento biométrico tem por finalidade atualizar os dados do eleitorado de cada município do estado. Em Chopinzinho nós temos programado uma intensificação do recadastramento no período de 21 de agosto a 13 de outubro, onde pretendemos atender na sede do Fórum Eleitoral, uma média de 450 a 500 pessoas por dia nesse período, onde o atendimento será das 09h00min às 19h00min. Para isso, nós estamos buscando apoio da administração municipal e da Câmara de Vereadores para que possamos montar uma estrutura que nos possibilite fazer esse atendimento sem que o eleitor tenha que esperar muito tempo na fila”, disse o juiz.

Dr Marcelo Quentin lembrou que o eleitor que deixar de fazer o recadastramento biométrico terá uma série de implicações, começando pelo cancelamento do título, perda do bolsa família para os que são beneficiários, não poderá retirar passaporte, não consegue contrair empréstimos bancários e não poderá assumir vaga em concurso público.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Chopinzinho, Luciana Neis, O recadastramento biométrico já está sendo feito no município desde o mês de dezembro de 2016, onde já foram atendidos aproximadamente 4.300 eleitores, o que representa 25% do total de 16.070 que o município possui. A média atualmente, segundo Neis, está sendo de 50 pessoas atendidas por dia no horário das 12h00min às 19h00min.

Dados do TSE indicam que com o recadastramento biométrico os municípios deverão apresentar uma redução no eleitorado, porém, o TRE constatou em muitos municípios do Paraná uma situação inversa, onde foi feito um trabalho de conscientização dos eleitores facultativos, que são jovens entre 16 e 18 anos que ainda não possuem títulos para que procurem a justiça eleitoral e façam o cadastramento. “Essa medida tem surtido um efeito muito positivo, onde tivemos municípios que aumentou em até 15% o número de eleitores depois do recadastramento biométrico”, finalizou o juiz.