Vereadores pedem unificação do atendimento da saúde na região do Mato Branco

12 de julho de 2017

Os vereadores Jacir Salmória, Osmar Checchi, José Ângelo Foppa, Leônides Moser, Rogério Pereira dos Santos, Nereu Hengen e Claudemir Malage, apresentaram indicação na câmara de vereadores, pedindo ao chefe do Poder Executivo para que em conjunto com a Secretaria de Saúde, proceda estudos na região do Mato Branco, Coasul, Volta do Luciano, Palmeirinha e Linha Santa Maria no sentido de centralizar o atendimento à saúde. De acordo com o vereador Salmória, no formato atual a situação em determinados postos não é possível desenvolver um atendimento de qualidade, sendo que, se unificado em uma única estrutura centralizada, terá condições do serviço médico e odontológico estar disponível diariamente à população com mais qualidade. “Estive com o secretário de saúde na região, onde constatei que existe um certo descontentamento da população com a precariedade no atendimento principalmente no Mato Branco e Volta do Luciano. Diante disso, fizemos um estudo para melhorar o atendimento nessa região e constatamos que na comunidade de Palmeirinha do Iguaçu, existe toda a estrutura de um colégio que foi desativado, a qual está muito bem conservada e poderia ser usada para montar uma unidade centralizada de atendimento pela proximidade com as demais comunidades. Temos também na comunidade de Santa Inês, uma estrutura muito grande de saúde, onde parte destas comunidades poderiam passar a ser atendidas nesta unidade, porque hoje os médicos atendem em Santa Inês durante meio dia, e na outra parte do dia se desdobram para atender todas estas outras pequenas unidades. Seria um investimento baixo e que traria um benefício muito grande para os moradores dessas regiões”, disse Salmória.

O vereador José Ângelo Foppa lembrou que mudanças como essa, se faz necessário para aperfeiçoar o atendimento à população e futuramente deve ser feito também em outras regiões do município. “Sabemos que todo tipo de mudança gera um transtorno no início, mas, é uma medida necessária para melhorar o atendimento da população. Hoje está sendo pedida a centralização na região da Palmeirinha do Iguaçu, mas, futuramente sabemos que essa mesma medida terá que ser adotada em outras regiões do município como em São Francisco, Gramados entre outras” destacou Foppa.

A vereadores Allyne Marini disse que conhece a região, onde já trabalhou durante algum tempo e parabenizou os proponentes, pois é uma necessidade urgente essa readequação do atendimento na saúde. “Trabalhei durante cerca de um ano e meio nessa região, e realmente é um pedido muito importante, principalmente para melhorar a qualidade e as condições de atendimento no Mato Branco e Volta do Luciano que possuem estruturas precárias. A sugestão de centralizar em um único local mais adequado é muito boa. Quero parabenizar os autores, pois sei que é uma necessidade fundamental para os moradores das comunidades citadas”, disse Allyne.

O pedido foi encaminhado ao prefeito Álvaro Scolaro para que se analise a possibilidade de se fazer as mudanças solicitadas pelos vereadores.