Solenidade marca os 50 anos da Emater em Chopinzinho

27 de julho de 2017

A Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, comemorou na última terça feira, dia 25, 50 anos de atividades no Município de Chopinzinho. Para comemorar a data, a Câmara de Vereadores, a Administração Municipal e a Emater, organizaram um grande evento que aconteceu na sede da AABB. Mais de 250 pessoas participaram da homenagem entre lideranças políticas locais, regionais e estaduais, além de empresários e agricultores.

A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Leônides Moser, o qual destacou a importância da homenagem à uma instituição que tanto colaborou para alavancar a agricultura do município e chegar no patamar em que está nos dias de hoje. “O escritório da Emater de Chopinzinho, atua principalmente no fortalecimento da área de leite, fruticultura e agroindústria. Temos a obrigação de valorizar o trabalho consistente do órgão, que desenvolveu a agricultura do município. Pudemos ver através de depoimentos de agricultores, o quanto a Emater fez a diferença em suas propriedades desde a época em que o trabalho era braçal, até os dias de hoje com toda a tecnologia empregada. Não poderíamos deixar também de homenagear todas as pessoas que nestes 50 anos passaram pelo escritório da Emater em Chopinzinho e deixaram sua parcela de contribuição, os quais receberam uma moção de reconhecimento”, disse Moser.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito municipal Álvaro Scolaro destacou a justa homenagem pelo que a Emater representa para a agricultura de Chopinzinho. “São 50 anos de história de uma das unidades mais antigas do Paraná. É uma forma de reconhecimento do trabalho feito pela entidade, principalmente pelas pessoas que se envolveram, trazendo tecnologia, informação e desenvolvimento para nossos produtores rurais. Nós sabemos que os municípios são essencialmente agrícolas, e os produtores rurais, apesar de sua simplicidade, são muito trabalhadores. Com o apoio técnico da Emater, foi possível e ainda é nos dias de hoje, melhorar a produtividade no campo. Por isso, é um momento de comemoração de uma história que se confunde cm a história de nosso município”, disse o prefeito.

O diretor-presidente da Emater-PR, Rubens Ernesto Niederheitmann, esteve prestigiando o evento, o qual enfatizou o destaque de Chopinzinho no cenário agrícola do estado. “O município é o segundo maior produtor de leite do sudoeste com 63 milhões de litros por ano em atividade que possui mais de mil agricultores na produção. Esse reconhecimento à Emater é muito importante, pois trata-se de um órgão que tem o papel de aproximar o conhecimento e a tecnologia dos agricultores, bem como, de levar políticas públicas ao homem do campo, facilitando o aceso ao crédito, fazendo com isso, com que o agricultor possa se desenvolver em sua propriedade”, disse Niederheitmann.

O prefeito de Coronel Vivida e presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Frank Schiavini, lembrou da importância da Emater principalmente para o sudoeste, por se tratar de uma região essencialmente agrícola. “É uma obrigação de todos os governos manter o agricultor no campo. A agricultura é sem dúvidas, o setor que vem mantendo o país em pé. Tenho certeza que a Emater tem sido fundamental no Paraná, pelo amparo que proporciona ao agricultor”, disse Schiavini.

O gerente regional da Emater, Luiz Francisco Lovato, disse que a agricultura familiar de Chopinzinho está em um patamar um pouco mais elevado se comparado com outros municípios da região. “Chopinzinho saiu na frente, onde a agricultura familiar passou a ter agregação de valores, ou seja, há muitas famílias que produzem o queijo, ao invés de entregar o leite fluído, e isso agrega valor, onde no futuro haverá um queijo de Chopinzinho sendo vendido para toda a região, e isso é só um exemplo, onde temos a mesma metodologia sendo implantada em outras áreas na produção de produtos”, destacou Lovato.

O prefeito de São João, Altair Gasparetto, o Vadeco, destacou que os 50 anos da Emater em Chopinzinho, representa uma evolução para todo o sudoeste e é preciso parabenizar os profissionais pelo trabalho realizado, o que proporcionou aumento da produtividade e das riquezas da agricultura regional. “Se não fosse a Emater dando este incentivo, não teríamos uma grande produção agrícola na região, como temos hoje. Por isso, a instituição merece nossos cumprimentos, pela forma diferenciada que atende os municípios do sudoeste”, lembrou Gasparetto.

Após os pronunciamentos das autoridades, o prefeito municipal Álvaro Scolaro e o presidente da câmara, vereador Leônides Moser, fizeram a entrega de uma placa dos 50 anos da Emater ao diretor-presidente do órgão Rubens Ernesto Niederheitmann.

Na mesma ocasião, foi entregue uma moção de reconhecimento em nome do ex-prefeito Mário Ceni (In memoriam), o qual era prefeito na época em que a Emater foi implantada em Chopinzinho. Recebeu a homenagem o também ex-prefeito de Chopinzinho, Ênio Valdir Ceni, filho de Mário Ceni.

Os vereadores de Chopinzinho também fizeram a devolução de um cheque no valor de 220 mil reais aos cofres do município, dinheiro que foi economizado pelo legislativo durante os seis primeiros meses do ano. Os vereadores decidiram que esse recurso deverá ser investido 190 mil para a compra de uma caçamba basculante para o programa porteira adentro e outros 30 mil reais serão investidos na recuperação dos parquinhos da cidade.

Assinatura de contratos de financiamentos

Além da comemoração dos 50 anos da Emater, o momento foi de festa em dobro para alguns agricultores que celebraram a assinatura de contratos de financiamentos de tratores. Os contratos foram assinados pela beneficiária Katia Hartmann com a Cresol; Salete C. Ferrarini com o Sicredi e Igor Canterle com o Banco do Brasil.