Vereadores pedem implantação da Casa Lar do Idoso em Chopinzinho

07 de agosto de 2017

Os vereadores Rogério Pereira dos Santos, Nereu Hengen, Osmar Checchi, Jacir Salmória e José Ângelo Foppa, apresentaram indicação na última terça feira, dia 01, pedindo ao chefe do Poder Executivo que numa ação conjunta com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso, desenvolva estudos para criação da “Casa Lar do Idoso” que visa oferecer um lar para abrigar idosos acima de 65 anos.

De acordo com o propositor Rogério Pereira dos Santos, embora a maioria da população idosa seja independente e resida na comunidade, uma parcela precisa contar com o apoio de instituições residenciais de longa permanência. Essa parcela é constituída de idosos muito desvalidos, acumulando problemas sociais e de saúde.

O vereador lembrou que dados indicam o envelhecimento rápido da população brasileira e de outros países, o que exige que sejam tomadas medidas preventivas. “A questão do envelhecimento populacional vem sendo objeto de preocupação atual, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países que se encontram em desenvolvimento. A humanidade está passando por um processo de transição demográfica onde as populações estão deixando de ser predominantemente jovens, e o Brasil não se encontra à margem deste processo. Este fato se deve principalmente à redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade e ao aumento da expectativa de vida. Além de ser uma consequência das melhorias nas condições de vida das populações (principalmente no que se refere aos países desenvolvidos), das conquistas médicas e dos avanços na produção de medicamentos e tratamento específico para o idoso” disse o vereador.

O Projeto “Casa Lar do Idoso”, segundo o vereador, pretende agir como uma dessas instituições para a terceira idade, avaliando a qualidade dos cuidados e prestando assistência aos indivíduos. Profissionais especializados deverão participar continuadamente do projeto, levando apoio e assistência social para aqueles que necessitam das políticas públicas e do amparo da sociedade, retirando-os da margem de exclusão e oferecendo-lhes o tratamento devido, já previsto no Estatuto do Idoso.

O Projeto proposto pelos vereadores, trata dessa relevância como uma responsabilidade da sociedade civil e do poder público, e tenta prover soluções adequadas às políticas sociais para a terceira e quarta idade do município.

Os objetivos específicos são: - contribuir, através de trabalho multidisciplinar e integrado, para melhoria das condições de vida dos idosos, através de processo continuado de análise institucional.

- Introduzir profissionais e estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e de outras áreas no estudo da problemática biopsicossocial do idoso internado no projeto “Casa Lar do Idoso”.

- Treinar voluntários (de outras áreas que se fizerem necessárias) no acompanhamento biopsicossocial dos idosos residentes conveniados ao SUS. Agindo como estratégia na geração de emprego, renda e qualificação profissional das novas gerações.

- Desenvolver um projeto assistencial de acompanhamento e avaliação acerca do processo de envelhecimento dos residentes.

- Visitar instituições consideradas como de elevado nível, para transportar ideias oriundas desse modelo para instituições menos favorecidas;

- Estimular o trabalho em equipe entre as instituições públicas e privadas do município;

- Integrar os idosos no ciclo permanente de atividades que estimulam o bem estar social, ex: lazer, esporte, cultura, cursos, palestras etc.

O pedido foi encaminhado ao chefe do poder executivo para que sejam tomadas as medida cabíveis. 

Participe  da Câmara
Sessões Ordinárias todas as Terças-feiras às 18h
Horário de Atendimento
Segunda à Sexta das 08h às 12h e 13h às 17h
Redes Sociais