Projeto Parlamento Jovem diploma vereadores eleitos em Chopinzinho

16 de agosto de 2017

Na tarde da última terça feira, foi realizado a solenidade de diplomação dos nove alunos/vereadores eleitos no projeto “Parlamento Jovem”, iniciativa da Justiça Eleitoral em parceria com a Administração Municipal e Câmara de Vereadores de Chopinzinho.

A solenidade aconteceu ás 17h00min na Câmara Municipal e contou com a presença de todos os vereadores, prefeito municipal Álvaro Scolaro, Secretária de Educação Édina Accorsi, juíza Eleitoral Dra Maria Teresa Thomaz, além de diretores das escolas e alunos.

A partir de agora, os vereadores mirins irão participar das sessões ordinárias da câmara, onde cada um será apadrinhado por um vereador e terão a oportunidade de acompanhar o trabalho na prática do legislativo municipal. O encerramento do projeto está previsto para o mês de outubro.

A juíza Dra Maria Teresa Thomas destacou que o sucesso do projeto se deve em função do envolvimento de todos na organização e a participação ativa dos colégios através dos professores e alunos. “Foram 17 colégios que participaram com cerca de 1.500 alunos que tiveram a experiência de participar pela primeira vez de uma eleição. Tivemos ainda 14 alunos que foram ainda mais além, e colocaram seus nomes para serem candidatos. A partir de agora, os eleitos terão um novo desafio pela frente que é de acompanhar o dia a dia de um vereador e quem sabe até participar da elaboração de algum projeto de lei”, disse a juíza.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito municipal Álvaro Scolaro destacou a importância de projetos como este para incentivar o surgimento de novas lideranças. “Projetos como este, serve de incentivo para despertar o interesse dos nossos jovens pela política e assim, proporcionar o surgimento de novas lideranças, além de aproximar a comunidade do legislativo municipal. Diante de um cenário em que os políticos do nosso país estão desacreditados, em função de problemas em nível nacional, nós precisamos mostrar que nem todos são corruptos, temos aqui em Chopinzinho e em muitos outros lugares, políticos honestos e que pensam em trabalhar pelo melhor da sociedade”, disse o prefeito.

O presidente do legislativo municipal vereador Leônides Moser, parabenizou aos eleitos e também ressaltou a importância do projeto. “Quero parabenizar a todos os alunos e professores dos colégios que participaram do projeto. Iniciativas como esta,  tem a função primordial de buscar em nossos jovens, o interesse pela política e consequentemente trazer a população para participar ativamente dos trabalhos do legislativo municipal, acompanhando o trabalho que é desenvolvido diariamente pelos vereadores. A partir de agora, pelos próximos meses teremos a satisfação de ter aqui na câmara municipal a companhia dos vereadores mirins que terão a oportunidade de participar ativamente em parceria com seus padrinhos das sessões ordinárias”, destacou Moser.

Os alunos eleitos foram os seguintes:

Vereadores eleitos:

Matheus Lazarotto Vasconcelos – José Armim Matte         329 votos

Nayara Darabas Basegio – Colégio José Armim Matte       191 votos

Kauã Henrique Rebonatto – Colégio Santa Inês                   143 votos

Juliano Copelli – Colégio Santa Inês                                     87 votos

Anderson Kogler – Colégio Celly Teresa Grezzana              69 votos

Bruna Menzel – CEEBJA                                                       60 votos

Bruna Renata Piassa – Colégio José Armim Matte              46 votos

Stanley Gabriel Sfredo – Colégio José Armim Matte           38 votos