Na última terça feira, dia 12, os vereadores mirins tiveram a primeira oportunidade de participar efetivamente de uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde cada um através do seu vereador padrinho apresentou uma indicação pedindo algum tipo de benefício para a comunidade. Como se trata de uma sessão ordinária, o regimento interno prevê que o uso da palavra para defender as indicações na fase de discussão, só é permitido que seja feito pelo vereador oficial e não pelos seus apadrinhados.
Dos nove vereadores mirins, seis apresentaram indicações em parceria com seus padrinhos, sendo que os demais deverão apresentar na próxima sessão. Como os vereadores mirins não podem fazer uso da palavra durante uma sessão oficial, ficou definido que serão organizadas sessões somente para os mirins, onde poderão apresentar pedidos e discuti-los nos mesmos moldes das sessões ordinárias. Confira as indicações que foram apresentadas:
A vereadora Allyne Marini apresentou indicação em conjunto com o vereador mirim Juliano Copelli, solicitando ao chefe do poder executivo para que gestione à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte que construa uma Academia ao ar livre na comunidade de Santa Inês, próximo ao Colégio e ao Posto de Saúde; e também para que gestione à Secretaria de Obras e Viação, a colocação de postes de iluminação em frente ao Ginásio de Esportes da mesma comunidade. Allyne destacou que o pedido atende o anseio da comunidade de Santa Inês. “Este é um pedido da comunidade, feito pelo representante e vereador mirim daquela região, Juliano Copelli, o qual nos apresentou os pedidos, justificando que a academia auxiliará a prática esportiva dos alunos e da comunidade em geral, melhorando a qualidade de vida de toda a população. Quanto à colocação de postes, ele destacou que a iluminação melhorada permite que se tenha jogos e treinos no período noturno, melhorando a visibilidade das pessoas que transitam no local”, disse Allyne.
O vereador Daniel Zanesco em conjunto com o vereador mirim Bruno Matielo, apresentaram indicação solicitando ao Chefe do Poder Executivo para que gestione às Secretarias de Planejamento, Educação e Viação e Serviços Urbanos a construção de um abrigo para alunos/passageiros em frente ao Núcleo de Ensino de São Francisco, no Distrito de São Francisco. Ao falar sobre a indicação, Zanesco lembrou que o pedido foi apresentado através do seu apadrinhado que representa aquela região. “Este é um pedido da comunidade escolar da região de São Francisco, pelo seu representante e vereador mirim, Bruno Matielo, o qual visa melhorar a qualidade de vida dos alunos e outros usuários, evitando exposição às intempéries (sol escaldante e chuvas), maior segurança e conforto, entre outros motivos que são relevantes para que esta obra seja realizada no estabelecimento. Temos observado que alunos e pessoas da comunidade esperam o transporte público no portão da escola e nos arredores, sem ter um lugar para sentar, sombra e proteção. Muitos alunos ficam um tempo considerável aguardando, pois os ônibus fazem mais de uma linha e às vezes demoram. Com a construção deste abrigo aproximadamente 200 alunos e toda comunidade será beneficiada”, justificou o vereador Daniel.
O vereador Nereu Hengen e o vereador mirim Anderson Kogler, apresentaram indicação, solicitando ao Executivo Municipal, para que gestione às Secretarias competentes o fechamento da quadra de esportes do Núcleo de Ensino de São Francisco, no Distrito de São Francisco. Durante a discussão da indicação, Hengen lembrou que o pedido foi definido através do vereador mirim que representa aquela comunidade. “Esta indicação atende um pedido da comunidade escolar daquele núcleo, que aqui também é representado pelo vereador mirim, Anderson Kogler, o qual nos ajudou na elaboração do pedido, o qual visa melhorar a qualidade de vida dos alunos e pessoas da comunidade através da prática de esportes, evitar doenças nas pessoas sedentárias, permitir a realização de práticas esportivas com segurança em qualquer situação, propiciar aos alunos e professores um local adequado para a realização de atividades desportivas e proporcionar a toda a comunidade escolar: alunos, pais, funcionários e professores um local para a realização de palestras, encontros e festividades. Atualmente o Núcleo utiliza o Centro Esportivo da comunidade, o qual divide com todos os projetos e programas da Assistência Social, Secretaria de Saúde entre outros. Com mais um local, todos poderão usufruir de maior qualidade de vida e acesso a outras atividades que deixam de ser realizadas por falta de espaço”, disse o vereador Nereu.
O vereador Osmar Checchi em conjunto com a vereadora mirim Bruna Renata Piassa, apresentaram indicação pedindo ao Chefe do Poder Executivo para que gestione às Secretarias competentes a criação de um programa que viabilize a coleta de resíduos recicláveis nas propriedades rurais do município, uma vez a cada dois meses, estipulando um local e horário para que os moradores dessas áreas depositem esses resíduos, agilizando a coleta. Ao falar da indicação, Osmar Checchi, lembrou que o pedido foi elaborado juntamente com a vereadora mirim que ele representa e demonstra a preocupação com o meio ambiente. “Este é um pedido da comunidade local, elaborado pela sua representante e vereadora mirim, Bruna Renata Piassa. O problema com o descarte irregular de lixo é lastimável e merece atenção. É necessário tomar uma atitude com urgência, pois tem sido um grande prejuízo para o meio ambiente e para a saúde pública, pois para se livrarem do lixo, muitos moradores realizam queimadas ou abandonam perto de rodovias ocasionando o acúmulo de água e atraindo insetos e animais transmissores de doenças, além da poluição ambiental que causa”, destacou Osmar Checchi.
O Vereador Claudemir Malage em conjunto com a vereadora mirim Bruna Menzel solicitaram através de indicação ao Chefe do Poder Executivo Municipal que faça um estudo e levantamento, bem como a viabilização para implantação de local de atendimento ao idoso, no sentido de ser criado um Instituto ou Fundação Municipal que ampare o idoso e proporcione local de convívio, lazer, desenvolvimento de habilidades manuais, artesanato, atividades recreativas, educacionais e de amparo à saúde, de modo que nessa instituição o Poder Público, disponibilizará em um só local, atendimento especializado e instalações adequadas para as pessoas idosas. Ao falar da indicação, o vereador Malage destacou a importância de se criar um local que ofereça atendimento especializado para essas pessoas diariamente. “A instituição deverá atender em período diurno, de segunda a sexta, sendo das 7h às 19h os idosos com 60 anos ou mais, que necessitam de cuidados dos mais variados, inclusive relativos às suas capacidades funcionais e motoras para as atividades cotidianas, evitando sua exposição a situações de risco em seus domicílios. A instituição a ser criada pelo município, em conformidade com o que preceitua o Estatuto do Idoso, tem por objetivo dignificar, dar eficiente tratamento e suporte familiar com atendimento especializado ao idoso, e como forma alternativa, um asilamento parcial (diurno) para idosos independentes e semi-independentes, a fim de atender as necessidades de assistências multidisciplinar e multiprofissional, evitando sua exposição a situações de risco”, ponderou o vereador Malage.
O vereador Leônides Moser em parceria com o vereador mirim Matheus Lazarotto Vasconcelos, apresentaram indicação, solicitando ao Chefe do Poder Executivo para que gestione às Secretarias competentes estudos para criação de uma Pista de Skate. Ao falar da indicação, Moser lembrou que o pedido foi uma sugestão do vereador mirim que é seu apadrinhado e evita que jovens e adolescentes que praticam esse tipo de esporte, andem pelas ruas colocando muitas vezes em risco a própria vida. “Este é um pedido da comunidade local, pelo seu representante e vereador mirim, Matheus Lazarotto Vasconcelos. Para quem pratica esporte, como o futebol, e tem seu local apropriado, também para quem anda de Skate é necessário um local adequado, até para a segurança dessas pessoas. É grande em nossa cidade o número de jovens que andam pelas ruas com seu Skate, que é uma modalidade esportiva muito praticada por adolescentes que, a maioria das vezes, arriscam a própria vida por causa do trânsito de veículos e pedestres e também colocam em risco a vida de outras pessoas. Tendo um local adequado, poderão praticar seu esporte com segurança e sem causar transtornos para o trânsito”, disse Moser.