Sessão solene marca reinauguração da Câmara de vereadores de Chopinzinho com homenagem a ex-vereadores

11 de abril de 2018

Na noite desta terça feira, dia 10, a Câmara de vereadores de Chopinzinho realizou uma sessão solene para marcar a reinauguração do plenário do Legislativo Municipal que passou por obras de reformas.

A solenidade contou com a presença dos prefeitos Álvaro Scolaro de Chopinzinho, Mauro Cenci de Saudade do Iguaçu, Altair Gasparetto de São João e o prefeito Paulo Horn de Sulina foi representado pelo vereador Valtercir Herzen, presidente da Câmara de Vereadores daquele município, vereador Neidelar Bocalon, presidente da Câmara de Saudade do Iguaçu e o vereador Selço de Oliveira, presidente da Câmara de São João, além de outras lideranças locais e regionais.

Durante a solenidade foi destacado um pouco da história de cada um dos municípios, onde foi lembrado que Chopinzinho surgiu a partir do desmembramento de Mangueirinha em 1955, logo depois São João se desmembrou de Chopinzinho em 1960, Sulina foi desmembrado de Chopinzinho em 1989 e por fim, Saudade do Iguaçu desmembrou de Chopinzinho em 1992.

A Sessão Solene também homenageou alguns ex-vereadores que foram os primeiros presidentes da Câmara Municipal, os quais estiveram representados por familiares na sessão. Por fim, também foram entregues cópias de leis criadas pelo legislativo e que beneficiaram esses municípios que na época eram distritos de Chopinzinho.

Dentre os homenageados um deles foi Olival Pinto Chichorro, primeiro presidente da Câmara de vereadores da legislatura de 1955 a 1960, onde sua filha Sirene Chichorro recebeu um quadro com a foto de seu pai. Também foi lembrado do vereador Miguel Ilkiu, o qual foi presidente nos anos de 1960 e 1961, onde sua filha Veruza Ilkiu recebeu um quadro de seu pai. Outro homenageado foi João Ignácio Thomas, o qual foi presidente da Câmara no ano de 1964 e sua filha Ângela Merisse Decarli recebeu a homenagem.

O vereador Valtercir Herzen, presidente da Câmara de Vereadores de Sulina recebeu cópia das leis criadas entre os anos de 1955 a 1988 que dizem respeito ao então Distrito de Sulina. Também o vereador Neidelar Bocalon, presidente da Câmara de Saudade do Iguaçu, recebeu cópia das leis criadas no período de 1955 a 1992 e que fazem referência ao então Distrito de Saudade do Iguaçu.

O presidente do Legislativo vereador Leônides Moser, agradeceu a todos os presentes na Sessão Solene e lembrou da importância das obras que foram executadas na estrutura da câmara. “Fizemos uma ampla reforma na estrutura da câmara, tendo em vista que se trata de um prédio com 40 anos, dos quais a 20 abriga a sede do legislativo. Essa reforma atende as necessidades estruturais e também visa dar melhores condições de trabalho para os servidores, aos vereadores e mais comodidade para a população que acompanha o trabalho do legislativo. Diante disso, aproveitamos a entrega da estrutura reformada da câmara, para realizarmos essa sessão solene e homenagear algumas das pessoas que tanto contribuíram com a história de Chopinzinho através do legislativo. Quero também agradecer ao Sindicato Rural Patronal que cedeu o auditório José Armim Matte, onde realizamos as sessões durante o período de reformas. Finalizando agradeço a todos que estiveram presentes na câmara nesta terça feira, e convido a todos para que acompanhem nossas sessões ordinárias todas as terças feiras a partir das 18 horas”, destacou Moser.