Vereador pede que parquinhos da cidade ofereçam acessibilidade para crianças com deficiências

25 de maio de 2018

Durante a Sessão da última terça feira, dia 24, a Câmara de Vereadores de Chopinzinho aprovou Projeto de Lei 018/2018, de autoria do vereador Luiz Sergio Ferreira, o Serginho, o qual assegura acessibilidade aos parquinhos de diversões e parques públicos e seus brinquedos por crianças com alguma deficiência. “É triste a gente ver as crianças que andam de cadeiras de rodas olhando outras crianças brincar nos parquinhos e não podem fazer o mesmo, muitas vezes por falta de acessibilidade. É uma situação que eu já presenciei muitas vezes e não acontece somente nos parquinhos, mas também nas escolas. Fiz uma visita em várias escolas e na própria Apae, onde constatei que existem poucos brinquedos adaptados. Conversei também com um aluno cadeirante que estuda no Colégio Tancredo Neves, o qual disse que nem sempre consegue utilizar esses brinquedos pela dificuldade que a falta de acessibilidade lhe impõe. Diante disso, apresentei o Projeto de Lei na Câmara, onde tive o respaldo dos meus companheiros que de forma unânime apoiaram a iniciativa”, destacou Serginho.

Ampliação das muretas de proteção das pontes

Na mesma sessão, o vereador Luiz Sergio Ferreira apresentou indicação pedindo que sejam tomadas providências urgentes no sentido de aumentar a mureta de proteção das pontes no Rio Pedrosa próximo ao Centro Esportivo Municipal, tendo em vista que há poucos dias houve um acidente com uma criança. “Há poucos dias atrás, tivemos um acidente onde uma criança de 11 anos estava andando de bicicleta na Avenida XV de Novembro e caiu na ponte do Rio Pedrosa, próximo ao Centro Esportivo Municipal Deonisto Debona. Eu fui ver o local onde essa criança caiu e graças a Deus não aconteceu o pior, pois o local é de uma altura muito grande e tem muitas pedras no rio. Fui questionado por várias pessoas e constatei que as muretas que deveriam ser de proteção nas laterais da ponte, na verdade não trazem proteção nenhuma, são muito baixas, o que causa um perigo muito grande para as crianças e outras pessoas que passam a pé ou de bicicleta pelo local. Diante disso, fiz o pedido e recebi o apoio dos demais vereadores, para que a administração municipal providencie a ampliação dessas muretas para evitar que outros acidentes aconteçam. Inclusive o vereador José Ângelo Foppa sugeriu que seja feito uma avaliação nas outras pontes que apresentam o mesmo problema, para que todas ofereçam mais segurança para as pessoas”, finalizou Serginho.