Projeto de Lei institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue

04 de junho de 2018

A Câmara de Vereadores de Chopinzinho aprovou recentemente o Projeto de Lei 016/2018, de autoria dos vereadores Daniel Zanesco, Claudemir Malage e Allyne Marini, tendo como coautores os vereadores Marcos Monteiro, Osmar Checchi, Rogério Pereira dos Santos, Luiz Sergio Ferreira, José Ângelo Foppa e Alceu Ferreira, que institui a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”.

Durante a discussão do Projeto, o vereador Daniel Zanesco destacou a importância de instituir uma semana para trabalhar a conscientização das pessoas sobre a importância da doação de sangue. “Com esse projeto queremos colocar no calendário oficial do município a realização desta campanha. O secretário de saúde Fabiano Poppia esteve debatendo conosco nas comissões, onde ficou certo que a campanha será desenvolvida sempre no início de cada ano sob a coordenação da secretaria de saúde em parceria com o hemonúcleo de Pato Branco. A doação de sangue deve ser incentivada permanentemente, onde hoje nós vemos o aumento principalmente do número de acidentes automobilísticos e cada vez menos as pessoas estão se preocupando em ajudar o próximo. Pessoas doentes que precisam de sangue e muitas vezes tem dificuldades em encontrar doadores. Por isso nós precisamos resgatar esse sentimento de solidariedade nas pessoas, porque a doação de sangue é um ato de nobreza. Chopinzinho já é referência no sudoeste nas campanhas de coleta, mas, precisamos despertar essa conscientização naquelas pessoas que ainda não são doadores”, disse Daniel.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e agora será encaminhado para sansão do prefeito municipal.