Diretoria da ACEL apresenta números do projeto em sessão da Câmara de Vereadores

28 de junho de 2018

Na última terça feira, dia 26, a diretoria da ACEL-Associação Chopinzinhense de Esporte e Lazer, participou da Sessão da Câmara de Vereadores para falar do andamento do projeto e apresentar dados referentes aos números alcançados até o momento.

O presidente da Associação, Carlos Bazanella, apresentou os números e destacou a importância da parte social do projeto. “A ACEL é uma instituição criada sem fins lucrativos. Nós apresentamos para os vereadores, os números básicos do que a ACEL está movimentando hoje entre arrecadação e despesas para que os vereadores possam ter uma ideia da grandeza do projeto e como está o andamento do mesmo. É importante fazermos essa prestação de contas para a Câmara de Vereadores, afinal de contas, foi graças a eles que no ano passado aprovaram o projeto de lei que declarou a ACEL de utilidade pública. A ACEL é a única em todo o estado do Paraná que disputa o Campeonato Paranaense da Série Bronze e que possui um projeto completo com escolinhas de futsal e voleibol masculino e feminino para crianças a partir dos cinco anos de idade. O sucesso desse projeto é tão grande que inicialmente tínhamos a intenção de atender 300 crianças e hoje estamos com 477 que fazem parte das categorias infantis, onde não há cobrança de inscrição e nem mensalidades. Aliás, o trabalho com as escolinhas é a base principal do nosso projeto. Para a disputa do Paranaense de Futsal da série bronze, formamos uma equipe com atletas de Chopinzinho e reforçamos o elenco com a contratação de vários jogadores de fora, onde para isso, criamos a casa do atleta para que esses jogadores residam em Chopinzinho e participem do dia a dia da comunidade, inclusive gastando boa parte dos seus salários no comércio local. A casa conta hoje com 12 atletas. O projeto alcançou o sucesso que é hoje, graças ao apoio do comércio local que depositou confiança e acreditou em nosso trabalho, aos vereadores e à administração municipal através do prefeito Álvaro Scolaro que também nos deu total apoio. Apresentamos esses dados e assumimos o compromisso com os vereadores que no final do ano voltaremos à Câmara para fazer uma nova prestação de contas, bem elaborada e padronizada com todos os detalhes, pois é importante que haja transparência no trabalho da Associação.”, disse Carlos.

O tesoureiro da entidade, Edson Poletto, apresentou um relato da situação atual da movimentação de recursos entre receitas e despesas. “A ACEL conta com receitas de 411.000,00 de patrocínios totais das camisas; 46.000,00 de patrocínios totais das placas; 56.000,00 com venda de camisas/sócio torcedor e escolinhas e 4.000,00 de receita líquida em média por jogo da equipe da ACEL em casa. As despesas contam com 34.950,00 mensal para pagamento de salários com professores, atletas e comissão técnica; 7.872,00 com a casa do atleta com internet, luz, água e alimentação; 55.392,59 com uniformes, camisas e kit escolinhas; 24.508,48 com móveis para a casa do atleta, placas, banners, carimbos e taxas e 8.994,00 com medicamentos, água, alimentação em dias de jogos” destacou Edson.

A presença da diretoria da ACEL na Câmara de Vereadores, foi um pedido do vereador Rogério Pereira dos Santos, o qual também foi autor do projeto que declarou a entidade de utilidade pública no ano passado. “Acreditando na seriedade do projeto, apresentei no ano passado e tive o apoio dos demais vereadores, o Projeto de Lei que tornou a ACEL de utilidade pública. Passado esse período da fase inicial da Associação, achei por bem pedir para que a diretoria viesse até à Câmara para fazer um relato de como está o andamento dos projetos da entidade. Durante a explanação feita pelo presidente Carlos Bazanella e pelo tesoureiro Edson Poletto, ficamos felizes em ver que o projeto está superando as expectativas com as escolinhas chegando a mais de 470 crianças atendidas e a equipe profissional de futsal recebendo apoio e sendo abraçada pela população na disputa do paranaense que tem lotado o Centro Esportivo Municipal Deonisto Debona a cada jogo. É um projeto que está sendo conduzido com muita seriedade e só temos que parabenizar toda a diretoria pelo empenho”, destacou Rogério.