Lançamento da Procuradoria da Mulher

16 de setembro de 2019

Na sexta-feira (13), foi realizada, na Câmara Municipal de Chopinzinho, Sessão Solene de lançamento da Procuradoria da Mulher, que foi instituída pela Resolução nº 001 de 24 de julho de 2019. O evento reuniu diversas autoridades e lideranças, contando com a presença da Deputada Federal, Leandre Dal Ponte, autora do projeto que visa à criação de Procuradoria da Mulher no âmbito Estadual e Municipal, e da Deputada Estadual Cristina Silvestri, Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

O principal objetivo da criação do órgão é a atuação em prol da defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência e à discriminação à mulher. Dentre as várias competências da Procuradoria da mulher está: o recebimento e encaminhamento de denúncias de vulnerabilidade, violência e discriminação, que podem ser realizadas por meio de plantão telefônico móvel, eletrônico (e-mail), presencialmente ou através do canal de denúncias criado no site da Câmara Municipal de Chopinzinho. Além de diversas outras ações que visam à equidade entre homens e mulheres.

´´ A oportunidade que tive de ocupar o cargo de Procuradora da Mulher, na Câmara dos Deputados, despertou-me esse desafio de lutar, como muitas mulheres já lutaram no passado e lutam até hoje, para garantir os direitos que foram conquistados e infelizmente ainda são violados, mas, principalmente, para que as mulheres possam exercer todo protagonismo que elas têm e possam fazer parte das decisões que afetam a vida delas. A Procuradoria da mulher é mais um instrumento, na rede de proteção dos direitos das mulheres e na valorização da participação delas, na política, no mercado de trabalho e em toda a sociedade. Infelizmente muitas mulheres ainda são vítimas de preconceito, discriminação e violência. Em especial, violência física, temos testemunhado mulheres em cárcere privado, sendo agredidas e mortas. Nós não podemos esperar que mais mulheres morram, para que façamos alguma coisa. O trabalho tem que ser feito todo dia, eu vejo que Chopinzinho aderiu a essa causa e fiquei muito feliz, quando a Câmara de Vereadores propôs criar a Procuradoria da mulher. Eu acho que essa rede de proteção vai crescer muito, sei que os desafios são gigantes, mas com o comprometimento e todo o apoio que Chopinzinho tem dado a esse assunto, com certeza teremos uma redução na violência contra a mulher. `` Declarou a Deputada Federal Leandre Dal ponte.

Segundo a vereadora Edina Accorsi, o compromisso de assumir a Procuradoria da Mulher no município será enfrentado com grande comprometimento: ´´Eu assumo a Procuradoria da Mulher com muita responsabilidade e comprometimento, pois, hoje no Brasil, os índices de feminicídio são muito elevados. Por isso devemos trabalhar para que não exista esse tipo de violência em nosso município. Também trabalharemos o empoderamento feminino, incentivando as mulheres a participar, cada vez mais, da política e das lideranças.``

A Deputada Estadual, Cristina Silvestri, também falou sobre a atuação como Procuradora da Mulher, na Assembleia Legislativa do Paraná: ´´ A Procuradoria foi instalada no mês de julho e os trabalhos iniciaram em agosto, nós fomos nos informar como funcionava essa rede de apoio às mulheres vítimas de violência e observamos que as ações eram muito isoladas. Com isso percebemos que precisávamos que as mulheres se sentissem seguras, desde o início da sua denúncia. Para que no momento em que a mulher chegasse à delegacia, ela já tivesse um advogado a fim de orientá-la. Fizemos então uma parceria com a OAB e pedimos que no relatório da polícia, já seja solicitado esse advogado. Na saúde, pedimos que a mulher fosse tratada com mais respeito e humanidade, e em vez dela ir ao IML fazer o exame, o médico legista fosse até ao hospital. Também temos uma parceria com o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral para a realização de palestras, em que falamos e incentivamos as mulheres a participar mais da politica. E recentemente formamos mais uma parceria, dessa vez com a Associação Comercial para que as mulheres sejam, cada vez mais, inseridas no mercado de trabalho e não dependam financeiramente do agressor, conquistando assim a sua independência. ``