Em indicação direcionada ao Executivo Municipal, deferida na quadragésima sessão ordinária da Câmara Municipal de Chopinzinho, os Vereadores Daniel Zanesco, Claudemir Malage e Leonides Moser solicitaram o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que providencie, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o desenvolvimento de um programa de qualificação, incentivo e preparo dos jovens para o primeiro emprego.
`` Nós sabemos a dificuldade de empregabilidade, não só no município, mas em todo o nosso país. Sabemos também que a dificuldade de ter acesso ao primeiro emprego aumenta quando não se tem experiência ou qualificação para as vagas ofertadas. Então é nesse sentido que sugerimos essa ideia, principalmente pensando naqueles jovens que estão em vulnerabilidade social, que por diversos motivos, não tem acesso a essas qualificações e formações. O nosso pedido à Administração Municipal é que se desenvolva, de forma ampla, esse trabalho, que será de grande relevância, não só para os jovens que buscam o primeiro emprego, mas também para os empregadores que, cada vez mais, buscam pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.`` Afirmou o Vereador Daniel Zanesco, um dos proponentes da indicação.
Durante a discussão da indicação, o Vereador Claudemir Malage solicitou a possibilidade de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e as empresas do município para auxiliar os jovens nas contratações. Já o Vereador Jacir Salmória somou-se à indicação dizendo: ´´ Quero ressaltar a importância que tem esse tipo de indicação, porque nós compreendemos que a busca pelo primeiro emprego e pela primeira oportunidade acontece com muita frequência. Em um determinado período, na minha empresa, acabei adaptando um sistema que funcionasse recrutando esses jovens. E é gritante a necessidade e a gratidão que se tem quando a gente absorve esses jovens oportunizando o seu primeiro emprego.``
A Vereadora Edina Accorsi também se somou a indicação: `` Temos uma defasagem muito grande no município em relação à questão de empregabilidade e hoje é muito importante fomentarmos as empresas existentes e também trazer novas empresas e indústrias, que tenham a condição da geração de emprego. Também é importante falar dos cursos técnicos que já temos, como é o caso da Casa Familiar Rural, onde preparam os jovens, principalmente no curso de agropecuária e no Colégio José Armim Matte, que temos a formação de docentes, onde preparam os jovens para ingressar numa sala de aula como auxiliar de professor. Já é algo importante, mas insuficiente devido ao número de habitantes que existem em nosso município.``
Ao final da discussão, o Vereador Marcos Monteiro parabenizou os proponentes e solicitou o encaminhamento de um ofício à Secretaria de Assistência Social explicando melhor a ideia e a expectativa de firmar parcerias entre os empresários com a Assistência social, no sentido de inserir os jovens no mercado de trabalho.