Vereadores pedem a aquisição de um Caminhão Limpa Fossa

03 de junho de 2020

Em indicação direcionada ao Executivo Municipal, deferida durante a décima quinta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na terça-feira (02), os vereadores Nereu Hengen e Marcos Monteiro solicitaram o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo para que providencie, junto à Secretaria competente, a aquisição de um Caminhão Limpa Fossa.

De acordo com a justificativa constante na Indicação, o município não possui um caminhão que possa executar esse serviço público e devido à falta de um sistema de esgotamento sanitário em determinadas regiões, o esgoto é tratado de maneira primária por fossa, que necessita, periodicamente, ser esvaziada, exigindo dos munícipes a contratação particular do serviço, gerando gastos a eles, sendo que muitos não possuem condições financeiras suficientes para custear o serviço, o que leva, às vezes, a efetuarem abertura de novas fossas no terreno, podendo causar contaminações do lençol freático, prejudicando, consequentemente, o meio ambiente e os que residem nas proximidades.

Segundo os vereadores, a Indicação visa a uma melhor qualidade de vida e maior dignidade às famílias carentes do município. O Vereador Nereu Hengen, justificou a Indicação: `` Fizemos essa Indicação porque somos procurados, todo mês, por moradores de bairros que não têm rede de esgoto ainda. Eles reclamam que não tem mais espaço para fazer novas fossas no lote. E como não temos um caminhão ou algo na cidade que faça essa limpeza, eles têm que ligar para o pessoal de Pato Branco vir até aqui. Além de que cada fossa limpa tem um custo de R$ 600,00. Precisamos que nosso Prefeito estude a possibilidade de conseguir um caminhão, assim como Saudade do Iguaçu tem, ou um distribuidor de esterco para resolver essa questão deles e fazer a limpeza sem custo ou com um custo bem baixo, pois uma boa parte da população que tem essas fossas não tem condição de pagar.´´