Presidente cobra explicações sobre as frequentes quedas de energia no município.

07 de fevereiro de 2023

Através de ofício encaminhado, na data de 25 de janeiro de 2023, à Companhia Paranaense de Energia – COPEL, o Presidente do Legislativo, vereador Osmar Checchi, solicitou explicações sobre os constantes e periódicos picos no fornecimento de energia elétrica no Município de Chopinzinho.

De acordo com o chefe do Legislativo, essas quedas do sistema elétrico e interrupções de fornecimento, sem prévio aviso, vem impactando negativamente em todas as áreas: serviços públicos, atividades comercial, industrial e administrativa.

Mercadorias são perdidas, além da falta de prestação de serviços na área de Posto de Combustíveis (em que a necessidade de energia elétrica é absoluta) e também as variações na corrente elétrica causando o risco de perda de bens materiais que foram comprados com trabalho árduo e digno dos munícipes.

Segundo Osmar é inadmissível tantas interrupções durante todos os dias da semana, as quais tem se tornado rotineiras, por esse motivo solicitou medidas resolutivas, com extrema urgência, com a finalidade de que cessem as quedas de energia que estão gerando severos danos a população.

Requereu, ainda, o encaminhamento a esta Casa de Leis da justificativa para as quedas habituais de energia e as soluções que estão sendo tomadas pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL para solucionar a questão. Ao mesmo tempo, foi encaminhado ofício ao Prefeito Municipal de Chopinzinho, para que possa estar ciente da solicitação de fornecimento adequado de energia ao Município e as providências a serem adotadas.

Na data de 03 de fevereiro, a Companhia Paranaense de Energia – COPEL respondeu a solicitação afirmando que a seguinte providência foi tomada: a realização de avaliação do histórico de desligamentos no município.

De acordo com a companhia, os sistemas aéreos de distribuição de energia encontram-se sujeitos à ação de fatores alheios ao controle da concessionária, tais como condições climáticas adversas, quedas de árvores sobre as linhas, abalroamento de postes e avarias nos componentes da rede de energia. Fatos esses que tornam algumas interrupções inevitáveis e que embora indesejáveis são controladas por dispositivos instalados na rede os quais tem a função de preservar a segurança das pessoas, imóveis e equipamentos.

Esses dispositivos atuam com o propósito de eliminar eventuais surtos que venham a ocorrer na rede elétrica e dependendo da situação a energia é restabelecida somente após a atuação de equipe de emergência e manutenção.

Ainda segundo a COPEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL regulamenta e fiscaliza a prestação dos serviços de eletricidade do pais, estabelecendo indicadores que medem a continuidade do fornecimento de energia aos consumidores, dentre eles o FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora) que devem ter seus valores realizados e limites informados mensalmente, na fatura de energia elétrica. E que segundo a avaliação da Copel, o valor deste indicador encontra-se dentro do limite.